Entrevista de Armando Parente no 16 Valvulas

Na segunda hora desta emissão do dia 1 de Novembro de 2008, Gonçalo Sousa Cabral esteve à conversa com o mais recente Campeão da ADAC Fórmula Masters, Armando Parente.
Apesar de se ter sagrado campeão há uma semana, Armando Parente refere que não houve tempo para festejar!
Na derradeira prova disputada no circuito de Hockenheim, Alemanha, nem tudo foram rosas para o piloto de Lisboa. Na primeira corrida disputada no sábado, a equipa de Armando deparou-se com a escolha errada do composto dos pneus para abordar a prova. A equipa quando quis voltar a mudar os pneumáticos já era tarde de mais, “faltavam poucos minutos e cada carro tem três mecânicos. Os meus pneus já estavam a ser trocados, quando a ordem da equipa é dada para os mecânicos manterem os pneus, para nos deixar, a mim e ao meu colega de equipa, em igualdade de circunstâncias.”
Armando acatou a ordem e concordou com ela.
Na primeira volta cometeu um erro e ficou em último, o que lhe dificultou o objectivo de pontuar, ficando o título adiado para a segunda corrida.
Para a segunda corrida, realizada no Domingo, partia da pole-position. Parente sabia que bastava ficar nos seis primeiros para ficar com o título.Mas o mesmo problema que já lhe tinha afectado em Oschersleben, obrigou a descer para o quarto lugar. “Pensei no campeonato e decidi não forçar, e deixei passar mais um. O Safety-Car entrou e o Nico teve um acidente atrás dele, e que me fez subir para 4º.” Nas últimas três voltas, Armando impôs um ritmo forte, recuperando até ao 2º posto.
O facto de haver uma senhora a correr na ADAC Fórmula Master também foi tema nesta entrevista! Emma Kimilainen “é uma senhora, mas todos acham que ela é muito atrevida e tem muita garra!”Segundo Parente nos contou, este ano ela já lhe ia provocando um acidente. “Eu estava a efectuar a curva, quando olho para o espelho e ela vinha com muita velocidade. Eu desviei-me da trajectória, ela segue em frente e bate no muro!”.
Armando Parente confessa-nos que foi difícil fazer a temporada toda, pois faltou dinheiro, mas a equipa ajudou-o a completa-la.
Sobre 2009, Armando Parente acha que não deve continuar na ADAC Fórmula Master, pois é uma fórmula de iniciação, mas precisa de dinheiro para dar o salto! A equipa com que correu este ano na ADAC está a pensar em dar o salto para a Fórmula 3 Alemã, mas precisam de dinheiro para continuar com eles.
Em relação ao novo Autódromo Internacional do Algarve, teve a oportunidade de dar uma volta com Filipe Albuquerque e compara a pista com Spa-Francorchamps, dizendo que “é para homens de barba rija!”Para Campeão do Mundo de Fórmula 1 de 2008, Armando Parente aposta em Lewis Hamilton.

Sem comentários: